terça-feira, 25 de junho de 2024

Análise psicológica do personagem

Outro dia assisti ao filme São Paulo: Sociedade Anônima disponível em uma plataforma de streaming. Se trata de um drama lançado em 1965, em preto-e-branco, dirigido por Luis Sérgio Person.

O roteiro apresenta Carlos (Walmor Chagas), um jovem que trabalha na indústria automobilística, e está em constante insatisfação (crise existencial) com a repetição e a robotização de sua vida. A repetição e a rotina da vida lhe são aversivos.

Talvez, por esse motivo, também não consiga ter relacionamentos satisfatórios, pois a insatisfação alcança o campo afetivo.  Em seu comportamento podemos ver: a instabilidade afetiva; o mau humor (distimia); a inconstância; a impulsividade; o egocentrismo; a fuga da responsabilidade; o constante “recomeçar” (imaturidade). Ainda, recorrendo ao modelo dos esquemas da personalidade, podemos pensar em termos de “desconexão e rejeição”.

Neste sentido, o protagonista parece estar num círculo vicioso de aproximação e afastamento, sem a persistência necessária a estabilidade.

 


 

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Visita

Foz, 30 de maio de 2024.

 Passei aqui pra dar uma olhada. Fiz algumas alterações em dois textos.



Análise psicológica do personagem

Outro dia assisti ao filme São Paulo: Sociedade Anônima disponível em uma plataforma de streaming. Se trata de um drama lançado em 1965, em...