terça-feira, 23 de julho de 2013

Superman - crítica

O Homem de Aço (EUA, 2013).
Direção: Zack Snyder.
Roteiro: Christopher Nolan, David Goyer.

Prós: o herói convence no papel, é alguém realmente preocupado. Os alienígenas e a interação com a população terrestre são convincentes, vide o olhar de desprezo da bela e maligna alienígena. A necessidade de adaptação do extraterrestre (Superman) em relação a atmosfera terrestre e a necessidade de autocontrole de suas percepções diferenciadas.

Contra: belicismo, cacoete do catastrofismo, cenas e mais cenas de destruição, prédios desabando e lutas intermináveis muito além do tempo que a mente do cinéfilo já acostumado a fazer concessões para a indústria cinematográfica pode suportar. Chega um momento que todo o esforço de se fazer um filme “sério” cai por água abaixo porque temos a impressão de estar assistindo a um videogame. A facilidade de usar os efeitos especiais é tão evidente que falta comedimento e compreensão da psicologia humana. Depois de um tempo de exposição excessiva a tais efeitos a mente humana simplesmente se acostuma e todo aquele visual deixa de impressionar e se torna algo banal. O mesmo ocorre com as cenas intermináveis de ação. O que dá graça a uma cena de ação é a surpreendência e o contraste com a cena mais parada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filmes sem conclusão

Outro dia assisti a um filme daqueles que "acabam mas não terminam". Ou seja, a estória chega ao final e não há um desfecho, uma c...