quarta-feira, 5 de abril de 2023

Os escritores

Na semana passada estava conversando com o amigo G. e ele comentou que tinha afinidade com alguns escritores franceses do período da Belle Époche, dentre eles, destacou Marcel Proust (1871-1922).

Alguns dias depois estava conversando com minha mãe e ela disse que estava lembrando da biblioteca do meu avô e dos livros que haviam por lá. Dentre eles, ela lembrava de uma coleção de 3 volumes de Marcel Proust, citando de memória o título de dois livros: No Caminho de Swann e As Sombras das Raparigas em Flor.

Achei interessante tal sincronicidade uma vez que não tenho nenhum livro deste escritor, nem tinha sido objeto de leituras, pesquisas ou algo do gênero.  Nem mesmo conhecia os títulos dos livros citados. Então, a pergunta: por qual motivo a reincidência deste assunto/personalidade? Foi simplesmente um fenômeno mnemônico-cerebral ou teria a influência extrafísica de consciex?

Ainda sobre esse episódio, quando estava conversando com G. fui procurar na internet sobre Proust e surgiram várias imagens de outros escritores que influenciaram aquele escritor. Dentre eles, me despertou a atenção uma fotografia colorida de Tolstoi onde ele parecia usar um casaco semelhante a um modelo jeans que costumo usar.

(Continua...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Análise psicológica do personagem

Outro dia assisti ao filme São Paulo: Sociedade Anônima disponível em uma plataforma de streaming. Se trata de um drama lançado em 1965, em...