quarta-feira, 7 de junho de 2023

Filmes sem conclusão

Outro dia assisti a um filme daqueles que "acabam mas não terminam". Ou seja, a estória chega ao final e não há um desfecho, uma conclusão. A impressão que fica é todos os esforços dos personagens acabam em vão. Ao final, a sensação de exaltação da irracionalidade, da ausência de sentido, da decadência e da patologia. Por quê essa escolha do diretor?


Em Musicologia existe aquele acorde dissonante aguardando outra configuração para a resolução. Esse acorde pode surgir, em certos momentos, para representar um impasse, uma "crise". Porém, depois de algum tempo, é necessário um fechamento harmônico. O filme em questão me lembrou aquele acorde dissonante irresoluto.


Sempre fiquei curioso: por quê alguém que conduz um roteiro, e tem a liberdade criativa, escolhe apresentar o pior? Por quê não ressaltar o positivo, o sadio, a melhoria, a edificação e a capacidade de resolução?
Apenas "voar, voar e não pousar" não é o ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filmes sem conclusão

Outro dia assisti a um filme daqueles que "acabam mas não terminam". Ou seja, a estória chega ao final e não há um desfecho, uma c...