quarta-feira, 25 de setembro de 2019

As Enciclopédias

Tenho boas lembranças associadas aos livros. Lembro do escritório da casa do meu avô cheio de livros. Gostava de ficar lá folheando as Enciclopédias (naquela época não havia internet nem Google). Lembro bem da Enciclopédia Mirador (versão traduzida da Britannica), da Conhecer (haviam duas edições: a mais antiga de capa bordô, e a mais nova era vermelha). Não gostava tanto da Barsa porque as ilustrações eram preto-e-branco. A Universo (com encadernação azul) tinha o papel de alta qualidade e bem ilustrada. O Mundo em Que Vivemos tenho até hoje, sem a capa, têm imagens espetaculares. Quando criança, gostava de ver as imagens dos dinossauros.

Ilustração de R.F. Zallinger: páginas 128-129; O Mundo em Que Vivemos.


Após escrever esse post e inserir as imagens surgiu a ideia de referenciar o autor da ilustração dos dinossauros. No livro impresso encontrei a assinatura do ilustrador com datação de 1943. Depois, ao pesquisar na web, soube que Zallinger pintou o grande mural do Museu de História Natural, da Yale University.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filmes sem conclusão

Outro dia assisti a um filme daqueles que "acabam mas não terminam". Ou seja, a estória chega ao final e não há um desfecho, uma c...