quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Filme Sobrenatural 2

Assisti ao filme Sobrenatural - capítulo 2 ("Insidious") e foi uma grata surpresa.
Para quem estuda fenômenos paranormais o filme é um prato cheio. E o mais interessante é que um dos principais fenômenos é a projeção consciente. Fiquei com a impressão de que algumas cenas foram inspiradas nos relatos autoprojetivos de Sylvan Muldoon. Por exemplo: aquela tomada do metrônomo logo no início.

As cenas nos ambientes extrafísicos são convincentes.
Há uma personagem que representa uma Amparadora extrafísica.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

MMA com crianças

E mais aberrações continuam envolvendo o comportamento belicista. O jornal Daily Mail noticiou a prática de MMA (Mixed Martial Arts*) entre crianças nos EUA. Vale lembrar que o MMA é uma espécie de vale-tudo incluindo golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas. 

E os "adultos" que deveriam educar as crianças fazem um desserviço quando apoiam esse tipo de prática. Mas tal desorientação é explicada quando compreendemos que idade cronológica e maturidade psicológica nem sempre estão de acordo.

Imaturidade. Imoralidade. Irresponsabilidade.

Sem dúvida, há muito dinheiro envolvido.
Já viram eufemismo maior do que Arts em MMA? O correto seria: Mixed Martial Agression.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sonhos e Criatividade

Quando estava cursando a faculdade de Psicologia sempre ouvia que escrever o TCC era uma grande dor-de-cabeça. 

Para mim, ao contrário, foi uma experiência muito agradável. Decidi que precisava escolher um assunto que realmente me motivasse. Já fazia tempo que tinha interesse na pesquisa dos sonhos. Também me interessava muito a pesquisa da criatividade, da imaginação e das grandes invenções da Humanidade. Nada melhor do que estabelecer uma correlação e unir os dois temas. O tema escolhido foi Sonhos e Criatividade

Para esta realização, precisava de uma orientadora com a mentalidade aberta. Logo me lembrei da disciplina que havia cursado nos primeiros semestres intitulada Talento e Superdotação ministrada pela professora Maria Helena Novaes. Só guardo ótimas recordações do período da monografia, pois a professora Novaes incentivou o projeto sem tolher a liberdade.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Animais heróis

Muito interessante essa matéria. Em 1993, o cão da raça labrador, Zanjeer, salvou milhares de vidas em Bombay (Índia) ao detectar mais de 3.329 kg de explosivo RDX, 600 detonadores, 249 granadas de mão e 6.406 cartuchos de munição. Também ajudou a evitar a explosão de mais 3 bombas. Em 23 de março de 2000 foi enterrado e condecorado.

Conclusão: Há animais subumanos mais assistenciais do que muita gente. Alguém consegue refutar essa tese?

Abaixo estão alguns links:

http://colunas.globorural.globo.com/planetabicho/2013/03/26/foto-de-cao-heroi-sendo-velado-representa-20-anos-de-atentado-que-matou-mais-de-250-na-india/

http://www.youtube.com/watch?v=V0m4r3cpeYg

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Personalidade forte e fraca

A personalidade humana pode manifestar-se a partir de dois modos ou perfis básicos, inconfundíveis a qualquer observador atento. São eles:

1. Frágil. A personalidade frágil, insegura e vacilante.
2. Forte. A personalidade forte, confiante e decidida.

Devido à interação entre diversos fatores, a mesma personalidade pode variar da insegurança (fragilidade) à autoconfiança (coragem) e vice-versa. Com a maturidade das vivências vai havendo maior consolidação dos aspectos positivos e o enfraquecimento dos traços contraproducentes, causadores de desequilíbrios.

A fim de compreendermos melhor os dois modos, iremos analisá-los em duas letras (A e B).

A) A personalidade forte, em geral, apresenta as características a seguir:

Autoconfiança. Tem maior autoestima e confia no seu próprio potencial. É mais segura em suas decisões e transmite essa segurança para as outras pessoas.
Carisma. Apresenta maior carisma e presença forte, sendo mais percebida onde se manifesta.
Otimismo. Pensa que as coisas vão melhorar, mantendo a maior parte do tempo o pensamento positivo.
Realização. Sente-se mais realizada e tranquila durante a maior parte do tempo.
Mudança. Tem maior poder de influência e mudança positiva sobre as pessoas.

B) A personalidade frágil, em geral, apresenta os seguintes traços:

Insegurança. Vive a maior parte do tempo insegura, com baixa autoestima, sem confiar em seus próprios potenciais.
Pessimismo. Tem o hábito de ver o lado pior das situações, com ênfase no aspecto negativo.
Frustração. Sente-se, na maior parte do tempo, carente e irrealizada, com tendência aos pensamentos negativos.
Evitação. Devido à insegurança pessoal o indivíduo evita o confronto e a discordância, buscando a aprovação social. Neste caso, procura quase sempre "fazer média" a fim de não desagradar ninguém.

O primeiro passo para a autossuperação é a autopesquisa a fim de nos conhecermos melhor. O segundo é colocar em prática as mudanças necessárias.

sábado, 26 de outubro de 2013

Orientação para o estudo

Nem todos que agendam consulta psicológica nas unidades de saúde têm necessidade de fazer psicoterapia no sentido tradicional. Às vezes, a pessoa é atendida uma única vez e a terapia se faz naquele breve encontro. Pensando no aspecto psicológico, não é tanto o tempo que produz o efeito psicoterapêutico mas a eficácia e profundidade do atendimento. Neste sentido, a consulta psicológica é também um trabalho de orientação e esclarecimento.

Num dos bairros onde trabalho há muita demanda de atendimento de crianças e adolescentes com dificuldades na Escola. A queixa é, quase sempre, má-conduta e comportamento indisciplinado. Não querem estudar nem fazer as lições, desvalorizando os estudos. Nestes casos, quase sempre a criança ou adolescente chega à consulta em companhia da mãe ou pai. É importante que seja assim, pois nos atendimentos descobrimos que, nem sempre, há bons exemplos familiares em relação a valorização dos estudos. Portanto, esse trabalho precisa ser desenvolvido com os responsáveis a fim de produzir a mudança necessária.

Neste caso, a intervenção técnica utilizada é a autoconscientização da importância do estudo. 

A abordagem segue mais ou menos na seguinte linha: "ninguém é obrigado a estudar, mas o estudo irá facilitar a vida, abrir as portas, você terá condições de escolher uma profissão melhor, fazer uma faculdade, ganhar mais dinheiro...". Tal discurso pode parecer simplista para determinado público, no entanto, ainda existem muitas pessoas com muita carência de informações.

A segunda técnica é a autoconscientização cronológica. O procedimento utilizado é: pergunta-se a idade (em geral, são adolescentes de 12 ou 13 anos) e calculamos em quanto tempo ele terá os 18 anos (a idade em que possivelmente começará a trabalhar).

A autoconscientização cronológica objetiva principalmente ampliar a reflexão do adolescente a respeito do aproveitamento de seu tempo livre e da oportunidade que tem no momento para estudar. Pode-se ainda ressaltar que mais tarde poderá ter mais dificuldade devido aos compromissos (trabalho, família).

Vale lembrar que nenhuma dessas técnicas objetiva convencer o paciente mas de argumentar e estimular o seu raciocínio.

sábado, 19 de outubro de 2013

Resgate do tempo livre


Algumas pessoas não têm mais tempo para si mesmas e se esquecem das coisas que gostavam de fazer, do lazer ou hobby. É o efeito do rolo compressor do auto-esquecimento diário que inclui, dentre outros, os seguintes fatores:
  • Jornadas de trabalho desgastantes;
  • Supervalorização do trabalho (workaholic);
  • Rotinas estressantes;
  • Preocupação financeira; 
  • Conflitos emocionais.


O psicoterapeuta deve auxiliar o indivíduo no resgate do seu tempo livre, de voltar a vivenciar o tempo sem preocupações, cobranças e pressões extremas.

Para tal, é preciso identificar atividades criativas a fim de ampliar a qualidade dos pensamento e sentimentos.

Aqui, é importante estar atento ao princípio da singularidade segundo o qual "o que serve para um indivíduo não serve para outro". Uma pessoa gosta de fazer bordado, outra de escrever, pintar, assistir filmes, dançar. A própria pessoa deve identificar qual é a atividade antiestressante no seu caso.

Filmes sem conclusão

Outro dia assisti a um filme daqueles que "acabam mas não terminam". Ou seja, a estória chega ao final e não há um desfecho, uma c...